Floripa: visitando 3 praias em 3 dias

janeiro 31, 2020 Ellen Machado 14 Comments

Casal se abraçando em frente ao mar

Oficialmente, a ilha de Florianópolis tem 42 praias. Extra oficialmente? Mais de 100! A Ilha da Magia, como é conhecida a capital de Santa Catarina, durante o verão, enche de turistas ávidos por praias com águas lindas, alguns atrás de um mar calmo e outros querendo onda (e tem mar pra todo mundo!). Gaúchos, catarinenses e principalmente argentinos, dividem as areias das dezenas de praias da região.

Na nossa última viagem de férias durante o verão, fomos enfim para a praia, curtir, relaxar e aproveitar o máximo que pudéssemos. O destino que escolhemos foi a ilha de Florianópolis, um lugar relativamente perto de Porto Alegre (apenas algumas 8 horinhas de estrada nos separam). Como queríamos conhecer lugares incríveis, selecionamos com muito cuidado as praias que iríamos visitar.

Hoje, viemos aqui contar para vocês um pouco mais sobre as praias da Daniela, do Forte e Lagoinha do Norte, todas localizadas mais ao norte da ilha, perto da cidade praiana em que nos hospedamos (Santo Antônio de Lisboa).

Leia >> Mergulhando (ou não) em Canasvieiras

Dia 1 - Praia da Daniela

Mar com ondas e guarda sóis no fundo

Para o primeiro dia, escolhemos uma praia bem badalada e conhecida: a Praia da Daniela, localizada a 26km do centro de Florianópolis. Normalmente possui as águas bem calmas e quentes, porém, no dia em que fomos, o mar estava com algumas ondas. A faixa de areia da praia é bem pequena, e como a praia estava cheia, foi difícil encontrar nosso pedacinho de chão. Por causa da multidão, nós fomos caminhando pela areia, a direita, até chegar na parte de pedras. Passamos por elas - super tranquilo o trajeto - e encontramos uma parte da praia mais sossegada e com menos ondas. Ao longo do dia, aquela parte da praia também foi lotando.


Praia da Daniela - Florianópolis / SC

Aproveitamos muito nossa tarde por lá. A água estava uma delícia e o dia maravilhoso. Na saída da praia nos demos conta de que ela não conta com duchas, então voltamos enfarofados mesmo, hehehe.

Dia 2 - Praia da Lagoinha do Norte

Vista do morro, com o mar e a areia

No dia seguinte, fomos em uma praia recomendada por um amigo, que também estava de férias por lá. Conhecemos então a Lagoinha do Norte, que fica há cerca de 34km do centro da capital. A praia da Lagoinha é uma das preferidas dos turistas, e não foi diferente com a gente: amamos!

Água de um azul intenso, vasta faixa de areia branquinha e uma paisagem paradisíaca. Além de curtir a praia, ainda é possível fazer uma trilha bem fácil pelo morro, no canto direito da praia. Subindo lá se tem uma vista inacreditável da Lagoinha inteira, de tirar o fôlego! Ainda, é possível voltar da trilha por dentro do mar, pois apesar da distância, a água batia na altura do nosso peito e naquela área, a água é transparente - ótima para quem curte snorkel.

Praia da Lagoinha do Norte - Florianópolis / SC

O único ponto negativo da praia foi a estrutura da mesma. Na beira mar existem apenas 4 restaurantes - extremamente caros! - e não há lugar para parar o carro na rua, então os estacionamentos cobram um alto valor pela diária (depois de muito procurar, conseguimos um por R$25).

Dia 3 - Praia do Forte

Praia do Forte - Florianópolis / SC

Definitivamente encontramos nossa paixão da ilha: a Praia do Forte. Localizada a 25km do centro da ilha, a praia leva esse nome por estar bem próxima da Fortaleza de São José da Ponta Grossa - um antigo forte do século 18. O forte pode ser visitado facilmente a pé, por um trilha bem curta, saindo da praia do Forte em direção a praia de Jurerê. Importante: a entrada na fortaleza é paga e possui horário de funcionamento (que acabamos nos distraindo com o horário e perdendo a visita!).

A Praia do Forte é uma das praias mais tranquilas da região, e por isso nos agradou tanto. Mar sem onda, praia limpa e bonita, e uma grande faixa de areia. Ficamos, inicialmente na parte mais próxima do forte (canto direito da praia) e depois seguimos para a outra parte, quando a praia começou a esvaziar.

Praia do Forte - Florianópolis / SC

A única dificuldade desta praia é a chegada até ela. Para chegar na praia, basta seguir até o fim de Jurerê Internacional e subir uma rua extremamente íngreme e cheia de areia, depois descer outra rua íngreme. Não estávamos em um carro muito potente (um Ford Ká 1.0), então o bichinho sofreu na subida. Acabamos não fazendo o trajeto todo de carro. Estacionamos e fomos a pé pela trilha do Forte. Mas deu tudo certo, e o esforço valeu a pena!


4 pessoas sorrindo na selfie, com mar no fundo

Vai ficar mais dias na Ilha? Se tiver a oportunidade, vá e conheça mais praias! Opções para cada gosto não faltam, e as praias são lindíssimas. Ah, uma dica importante: tente ir em apenas uma praia por dia. Durante o verão, o trânsito dentro da ilha é insuportável, e um trajeto de 15 minutos, facilmente se transforma em 1h30. Paciência nesses dias é fundamental, mas vale a pena o perrengue!

Ainda não conhecemos todas as 42 praias (apenas 5), mas vamos chegar lá! 
E vocês, qual mais amam dentro de Floripa?


Casal de beijando na frente do mar

Até a próxima aventura!
Ellen ❤ Maicon

Tags:  Florianópolis  |  SC  |  Praia

Se você gostou desse post ou ficou com alguma dúvida, deixe seu comentário abaixo!


- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -  - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Oficialmente, a ilha de Florianópolis tem 42 praias. Extra oficialmente? Mais de 100! A Ilha da Magia, como é conhecida a capital de S...

14 comentários:

  1. Olá!
    Para quem curte praia é uma boa, 3 dias 3 praias diferentes.
    Lugares incríveis que você esteve.
    Beijos!
    http://pequenapi.com

    ResponderExcluir
  2. Arrasou nas fotos, super bem tiradas. Gostei pra caramba, eu não curto muito entrar no mar, prefiro apreciar de longe, hahaha.

    ResponderExcluir
  3. Praia é tudo de bom, que maravilha poder está nessas praias, lindas as fotos Floripa é maravilhoso um lugar encantador, bjs.

    ResponderExcluir
  4. Praia é tudo de bom, não conhecia essas de floripa.. uma mais linda que a outra =)

    ResponderExcluir
  5. nossa que lugar mais lindo! morro de vontade de conhecer Floripa e outras cidades de praia no Sul

    ResponderExcluir
  6. Eu nunca fui a Floripa, então, particularmente, eu não amo nenhuma não. Mas sou doida pra amar, só preciso ir conhecer pra isso. 😂

    ResponderExcluir
  7. Que praias lindas 😍 fiquei completamente apaixonada, não conheço nenhuma mas encantei me com todas
    Um beijinho **

    ResponderExcluir
  8. SC tem muito a oferecer e uma delas são com certeza as praias, são tudo de bom!

    ResponderExcluir
  9. Particularmente, sou apaixonada por Floripa, principalmente a praia dos ingleses, amo, mas estas q.foi também são maravilhosas

    ResponderExcluir
  10. eu amo floripa, vou quase todos os anos
    as fotos ficaram lindas demais
    www.mundodasmulheresbrasil.com

    ResponderExcluir
  11. Que belas dktad até da vontade de pegar no avião e ir até lá uma ótima sugestão para os amantes de praias

    ResponderExcluir
  12. Fiquei encantada com a lagoinha pois trilha e praia é uma combinação perfeita e não conheço nenhuma praia em Floripa.

    ResponderExcluir
  13. Que viagem incrível ! Foi fantástico né !? Tão bom viajar

    ResponderExcluir
  14. Tenho muita vontade de conhecer Floripa, vejo tanta gente indo e falando super bem <3. Gostei demais dessa Praia da Daniela, parece ser maravilhosa <3
    Beijos,
    Mundo Perdido da Carol
    Instagram: @carolinsweet
    Fan Page

    ResponderExcluir