Punta del Este - Conhecendo a praia mais famosa do Uruguai no inverno

dezembro 07, 2019 Ellen Machado 14 Comments

Texto sobre a imagem

Punta del Este é a cidade litorânea mais famosa do Uruguai, sem dúvida. Só para vocês terem uma noção, no verão, a cidade de 10 mil habitantes chega a receber mais de 250 mil turistas! Como nós tentamos ao máximo fugir de multidões, contrariamos a corrente e fomos conhecer a famosa Punta no inverno, com temperaturas que variaram de 15 a 20 graus (julho de 2019). Foram dias incríveis na praia que conquistou nosso coração

Leia >> Roadtrip no Uruguai para 2 com 3.000 reais! É possível?

Decidimos ficar por lá durante 2 dias. E foram bem suficientes para conhecer todos os pontos turísticos que queríamos. Quer saber o que conhecemos e ainda de quebra ver uma dica super bacana de onde se hospedar por lá? Então vem com a gente!

Mulher encostada em uma sacada, olhando pôr do sol no mar

Casapueblo

Nossa principal parada turística foi a Casapueblo, para apreciar o famoso por do sol mais bonito do país. Localizado em Punta Ballena (20 minutos do centro de Punta del Este), a Casapueblo era a casa de verão do artista uruguaio Carlos Páez Vilaró, que ao longo dos anos foi se transformando em um museu, hotel e galeria de arte. O complexo arquitetônico construído por Vilaró lembra muito as construções gregas, e por isso o local é conhecido como a Grécia Latina.

Fotos da casapueblo

Passamos a tarde por lá, andando pela casa - as vezes nos perdendo! - , conhecendo as obras de Vilaró, tirando fotos, e por fim, vendo o por do sol. Chegamos cedo para garantir um bom lugar para o "espetáculo", e foi incrível. Todos os dias, durante o por do sol, um poema escrito e narrado pelo artista é reproduzido nos altos falantes. Foi de arrepiar, de tão bonito!

A entrada na casa é paga, e custa cerca de R$40 por pessoa (o ingresso pode ser pago em peso, real ou dólar). O horário de funcionamento é das 10h as 18h, todos os dias da semana.

Los Dedos

Homem sentando em uma escultura de dedos gigantes enterrados na areia

O Monumento Los Dedos - também conhecido como La Mano ou Hombre emergiendo a la vida - é o principal cartão postal da cidade. Criado em 1982, pelo artista chileno Mario Irarrázabal, os cinco dedos gigantes que saem da areia representam o homem emergindo para a vida. A incrível escultura fica localizada na parada 1 da Praia Brava.

Escultura Los Dedos

O artista demorou apenas seis dias para construir o monumento. A mão transformou-se em um dos símbolos de Punta del Este e foi o modelo inicial para que ele criasse outras obras, hoje exibidas em vários países como Espanha (1987), Deserto de Atacama (1992), e Veneza (1995). Vale a pena dar uma paradinha por lá.

Cassinos

Fotos coloridas das máquinas de um cassino

Cassinos são extremamente comuns no Uruguai, então aproveitamos e fomos visitar o cassino mais famoso da cidade: o cassino Conrad. Para nossa surpresa, o cassino não recebe mais este nome, mas continua sendo um dos mais famosos da região. Não jogamos nada por lá, mas só de entrar (entrada gratuita!), já ficamos extasiados com as cores e a energia que o local tem.

Mulher dentro de aros

Las Playas

Punta del Este significa Ponta do Leste, e literalmente fica em um ponta. Essa ponta (península) marca a divisão entre o Oceano Atlântico e o Rio da Prata. Portanto, dos dois lados de Punta existem praias: de um lado, uma praia com ondas (lado do oceano) e do outro, praia com águas calmas (Rio da Prata).

Casal tirando selfie em frente a praia

Decidimos percorrer a pé a Praia Mansa, através dos calçadões instalados pela areia. Depois, pegamos o carro e fomos percorrendo toda a orla, até a pontinha de Punta del Este, e voltando pelo lado da praia de água mais furiosas.

Playa Mansa

Passeio bônus:

Casal sentando em frente a uma ponte em curvas

La Barra

Para quem está de carro, vale dar um pulinho em La Barra, cidade ao lado de Punta, para conhecer a famosa Puente Leonel Vieira, ou, Ponte de La Barra. Essa ponte é bem diferente e divertida: toda ondulada, ela cria uma sensação de montanha russa, formando um zig zag. Ela chama muita atenção dos turistas por causa desse formato de minhoca, e obviamento, passamos várias vezes por cima dela, indo e vindo, hehehe.

Onde se hospedar?

Fachada vermelha do hostel

Como o objetivo da nossa viagem ao Uruguai era economizar, decidimos parar em um hostel, ao invés de um hotel luxuoso (como seria de se esperar ao ir para Punta de Este). Pesquisamos bastante e encontramos um hostel SUPER fofo, acolhedor e encantador!

O Rocamar Hostel, é um hostel boutique que fica localizado na San Sebastian & Lido, mais próximo da entrada da cidade, do que da ponta da praia. Mas é bem localizado e muito bacana. Pegamos um quarto particular com banheiro privativo, e pagamos a bagatela de R$75 a diária para o casal! E neste valor está incluído um café da manhã bem saboroso.

Rocamar Hostel

O pessoal do hostel foi super atencioso e simpático com a gente, e inclusive comentaram que adoram receber brasileiros por lá. Durante o verão, eles tem um bar que funciona para os hóspedes, na parte do jardim interno do local. O clima do local é bem good vibes, bem praiano e bem boutiqueiro. A decoração é linda e ficamos apaixonados.

Se voltarmos para Punta, com certeza iremos ficar lá novamente!

Casal em frente a uma escultura de dedos

Até a próxima aventura!
Ellen ❤ Maicon

Tags:  Uruguai  |  América Latina  |  Roadtrip

Se você gostou desse post ou ficou com alguma dúvida, deixe seu comentário abaixo!

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -  - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -