Montevideo - O que fazer na capital uruguaia

dezembro 14, 2019 Ellen Machado 10 Comments

Letreiro da cidade de Montevideo

Montevideo, a capital da República Oriental do Uruguai, é uma cidade incrível e com muita opção de turismo, cultura e lazer. Durante nossa estadia de 3 dias por lá, visitamos locais históricos, monumentos, praias, parques, museus, shoppings e tudo de turístico que conseguimos encaixar na nossa rota. Praticamente não paramos no airbnb que alugamos! Apesar do clima instável que pegamos (hora chovia, hora abria sol), nós aproveitamos muito. E viemos aqui contar para vocês o que nós fizemos de legal em Montevideo.

Ciudad Vieja

Ciudad Vieja e Plaza Independencia

É na Ciudad Vieja que se concentram as construções da época colonial da cidade, além de monumentos e alguns museus. Caminhamos lentamento e aproveitando tudo pelo peatonal Sarandí, um calcadão, de uso exclusivo de pedestres, onde se encontram livrarias famosas, lojas e restaurantes. O local é ideal para passear e comer um bom dulce de leche, e até para apreciar um saboroso vinho. Falando em comida, dê uma esticadinha e passe no Mercado de Puerto, um importante centro gastronômico da cidade, tanto para comprinhas, quanto para almoços deliciosos.

Puerta de la Cidadela em Montevideo

No começo desse calçadão, encontra-se a Puerta de la Ciudadela. Esse foi o monumento que mais nos encantou, pois é um dos poucos elementos que ainda restam do período que a cidade era cercada por um muralha. Essa muralha ficava bem na Plaza Independencia, a praça mais famosa da cidade. É nesta praça que está localizado o Mausoléu do General José Artigas - o herói uruguaio. Lá há também uma estátua em homenagem ao general, pois foi ele quem deu ao país a independência da Espanha.


Mulher em frente a arquitetura de um teatro

Teatro Solis

Do ladinho da Puerta de la Ciudadela, encontra-se o mais importante teatro do país: o Teatro Solis. Inaugurado em 1856, possui arquitetura bem próxima dos teatros italianos e oferece visitas guiadas diariamente - em português, espanhol e outros idiomas. Nas quartas-feiras, a visita é gratuita, enquanto nos outros dias é paga (cerca de R$10 por pessoa).


Montevideo 360º - mirador panorámico

Intendência e Avenida 18 de julho 

Saindo do Teatro Solis, em direção a Plaza Independencia, siga pela principal avenida da cidade: a avenida 18 de Julio. Nela, se encontro todo o tipo de comércio e restaurantes. Ah, e a avenida é ótima para garimpar aquele suvenir fofinho!

Também é nessa avenida que encontra-se uma Fonte dos Cadeados - famosa fonte dos eternos namorados. E bem pertinho dela, um ponto turístico muito legal de se conhecer: o Montevideo 360º - mirador panorámico.

Montevideo 360º - mirador panorámico

A entrada é gratuita, e para chegar no mirador basta entrar no Prédio da Intendência e subir no elevador panorâmico até o último andar (são 35 andares!!!). Chegando lá, é possível ter uma visão incrível de 360º da cidade! E para quem gosta de conhecer a cidade, é bacana que estão espalhados vários totens contendo curiosidades de Montevideo (como o prédio mais antigo, por exemplo).


Homem em cima do letreiro escrito Montevideo, com cidade e praia ao fundo

Playa de Pocitos

É bacana separar um tempinho para passear pelas Ramblas - avenidas que margeiam o Rio da Prata - tanto a pé, quanto de carro (nós acabamos passeando mais de carro, pois estava chovendo no dia!). As playas que seguem as ramblas são muito bonitas e bem cuidades. Vale parar em algumas e apreciar.

E aquele famoso letreiro de Montevideo fica em na Playa de Pocitos, então fica a dica para quem quer a famosa foto do letreiro! Uma curiosidade sobre ele: o letreiro muda conforme os eventos do mês na cidade. O monumento constantemente recebe uma cor diferente, além de intervenções artistas. Quando fomos, havia mais um letreiro extra, montado com de 2.000 garrafas plásticas. O "recicla" foi em comemoração ao mês do meio ambiente, e buscava fazer as pessoas refletirem sobre uma das principais contribuições a se fazer para melhorar a gestão de resíduos na cidade: separar os resíduos para reciclagem.


Selfie do casal dentro do estádio de futebol

Estádio Centenario

Localizado no Parque Battle, o Estadio Centenario é um ponto turístico obrigatório para os amantes de futebol! É um símbolo do Uruguai e do futebol mundial. O Estádio foi sede da primeira copa do mundo, lá em 1930, onde o Uruguai se consagrou campeão. Além disso, lá também tem o primeiro museu do futebol do mundo, reconhecido pela FIFA, o Museo del Futbol.

Estádio Centenário de Montevideo

Mesmo para quem não for fã de futebol, vale muito a pena a visita (inclusive, o Maicon, que não é fã de futebol, ficou encantado!), pois o estádio é histórico e tem uma magia muito legal nele.

Essa é uma das poucas atrações pagas que visitamos. O ingresso dá acesso ao museu e ao estádio, e  funciona de segunda a sexta, das 10h às 17h. A entrada custa 150 pesos uruguaios por pessoa (cerca de 17 reais).


Parque Rodó

Parque Rodó

Um dos maiores e mais populares parques da cidade, o parque Rodó fica no bairro de Punta Carretas. Dentro dele há um pequeno castelo (não pudemos entrar para visitar), além de monumentos, exposições de arte ao ar livre e um lago central. É um lugar bem bonito para um passeio e para relaxar.

Durante o verão, pelo que vimos, tem até parque de diversão por lá!


Casal se beijando entre as arvores

Jardín Botánico 

Nós somos os loucos dos Jardins Botânicos, então não pudemos deixar de fora o de Montevideo. Apesar de não ser muito famoso entre os uruguaios, nós fizemos uma visitinha e nos encantamos com o local! O Jardín fica dentro do Parque Prado - na zona nobre da cidade - e o lugar é perfeito para caminhar e relaxar. A variedade de plantas e flores chamou muito nossa atenção, assim como a tranquilidade e segurança do local.

Jardin Botanico de Montevideo

Ainda dentro do Parque Prado, é possível encontrar diversos equipamentos esportivos, assim como um Rosedal, um viveiro de plantas e um Jardín Japonés (infelizmente, este estava fechado no dia em que fomos).


Lhamas caminhando na frente do carro

Parque Lecocq

O Parque Lecocq é uma reserva natural de 120 hectares, que se dedica à conservação da biodiversidade, protegendo animais ameaçados e seus habitats. Localizada há cerca de 30 minutos do centro de Montevideo, o Zoo conta com 33 espécias de animais do mundo inteiro, lagos, florestas e um imenso espaço verde para caminhar e aproveitar o dia. Algumas espécies de animais correm e livres e soltas, enquanto outras ficam em seus espaços reservados.

Parque Lecocq

Existe uma trilha que passa por todos espaços dos animais, e nós fizemos o trajeto de carro (pode ser feito a pé também), sempre respeitando os animais soltos no parque - logo que entramos, fomos recebidos com uma enxurrada de Lhamas saltitantes, livres, leves e contentes! Depois nós descemos e passeamos pelas florestas e pelo meio dos animais.

Não pagamos nada para entrar, mas consta no site que pode ser cobrada uma taxa eventualmente.


Palácio Legislativo de Montevideo

Gastos em Montevideo

Uma viagem à Montevideo não precisa ser cara. Turismo e cultura por lá são extremamente acessíveis - a maioria das atrações são gratuitas. A hospedagem varia bastante: pegamos um apê de Airbnb com preço super ok (R$146 por dia, para o casal), comparado a um hotel na mesma região, que custava facilmente o dobro do valor.

Leia >> Roadtrip no Uruguai para 2 com 3.000 reais! É possível?

O mais caro dos nossos dias em Montevideo foi a alimentação. No Uruguai inteiro, se alimentar não é barato. A vantagem é que normalmente um prato serve tranquilamente duas pessoas - o preço assusta, mas compensa. Optamos por fazer sempre 1 refeição na rua e as outras no apartamento. Um restaurante que recomendamos, onde fomos muitíssimo bem atendidos, a comida era excelente e o preço dentro do padrão Uruguaio, é o Restaurante Biga Pizza y Pasta, sério, vale muito a pena!

Em Montevideo se gasta por um lado, mas se economiza por outro. É uma viagem incrível, e uma cidade deliciosa de se conhecer!


Casal tirando selfie com lhamas ao fundo

Até a próxima aventura!
Ellen ❤ Maicon

Tags:  Uruguai  |  América Latina  |  Roadtrip

Se você gostou desse post ou ficou com alguma dúvida, deixe seu comentário abaixo!


- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -  - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Montevideo, a capital da República Oriental do Uruguai, é uma cidade incrível e com muita opção de turismo, cultura e lazer. Durante n...

10 comentários:

  1. Montevideo é um lugar incrível muito bonito cheia de opções para fazer, a cidade tem muitos pontos turísticos maravilhosos para os turistas conhecer, gostei de conhecer um pouco da cidade, já quero conhecer bjs.

    ResponderExcluir
  2. Que sonho viajar internacional.. adorei as dicas, quem sabe um dia, sonhar não custa nada ;)

    ResponderExcluir
  3. Essas viagens lindas que nos fazem suspirar. Amei conhecer os pontos turísticos que você visitou! As fotos tão maravilhosas também. ♡♡♡

    ResponderExcluir
  4. q viagem linda, e as fotos então rsrs, já fui pro uruguai mas não na capital, gostei dos lugares, quero conhecer um dia.

    ResponderExcluir
  5. to super querendo conhecer o Uruguai, muito bacana esse post pra conhecer mais de MonteVideo

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  6. Fui até o Uruguai mas não consegui ir a Montevideo, mas na próxima vez não vou deixar passar, é um lugar lindo, percebe-se ela fotos!

    ResponderExcluir
  7. Adorei demais o seu post. Eu tenho mto vontade de conhecer Montevideo
    Ja salvei seu post em favoritos

    ResponderExcluir
  8. Eu estou adorando acompanhar os posts de Montevideo. Tenho vontade de conhecer

    ResponderExcluir
  9. Que lugar lindo, amei a capital do Uruguai só por este post e me deu vontade de ir até lá. Suas fotos são lindas amei cada ponto turístico!

    ResponderExcluir