Gruta do Amor - Arraial do Cabo

fevereiro 23, 2019 Ellen Machado 12 Comments

Casal se beijando dentro da gruta do amor

A praia do Pontal do Atalaia é provavelmente a mais conhecida da cidade de Arraial do Cabo, no Rio de Janeiro. As Prainhas (como são chamadas) ficaram extremamente conhecidas com a popularização da escadaria que dá acesso a areia e ao mar (todos que visitam a praia sonham com a foto perfeita nesse ponto turístico!). Mas não só da escadaria é feita a popularidade do local. Outro ponto bastante procurado é a Gruta do Amor, com sua lenda mágica e seu visual de tirar o fôlego.

Ellen fazendo coração na gruta

Segundo os antigos moradores, a Gruta do Amor (também chamada de Gruta Azul) tem poderes de tornar o amor eterno. Para isso, basta entrar na gruta juntinho com seu amor e dar um beijo selando a paixão eterna! Para os solteiros, a magia vale igual, afinal, solteiro ou namorando, todos merecem se amar em primeiro lugar e amar a vida.

Além da lenda, a Gruta atrai os turistas pelo seu charme e seu cenário perfeito para fotos. O local fica na entrada de uma rocha, tem bancos de areia no seu interior, e de dentro dela, olhando em direção ao mar azul, é possível avistar a encantadora Ilha do Farol.

Leia >> Arraial do Cabo em 1 dia

Gruta do Amor - Arraial do Cabo

A Gruta do Amor fica localizada no lado direito - de quem olha para o mar - da escadaria do Pontal do Atalaia. Em dias de maré baixa e durante a manhã, que foi o caso de quando fomos, é possível chegar na gruta caminhando pela areia mesmo. Se a maré estiver alta, só é possível através dos passeios de barco. Nossa dica é: vá de manhã cedinho visitar a gruta! Além de mais vazia, vai ser mais fácil chegar até ela.

Atenção: muitas pessoas tem confundido a Gruta do Amor com o Lago do Amor. São locais diferentes, mas na mesma cidade, então não confunda! Infelizmente não fomos no Lago, mas pelo que sabemos para chegar ao Lago do Amor é preciso realizar uma trilha não tão fácil assim, ao contrário da Gruta, que tem o acesso bem mais fácil. Achamos um post bem bacana falando sobre o Lago do Amor, e recomendamos a leitura, caso você queira conhecer mais sobre o local.

Exterior da Gruta do Amor
Entrada da Gruta do Amor - Imagem via Casal Nômade

Gruta do amor com água na maré alta
Gruta com a maré alta, coberta de água - Imagem via Bora viajar agora

Se a lenda é realmente verdade, não sabemos, mas vale visitar a Gruta tanto pela lenda, quando por sua beleza (claro que aproveitamos para fazer a simpatia e dar um beijinho, vai que rola!).


Resumo das informações:

❤ Onde: Arraial do Cabo/RJ
❤ Endereço: Prainhas do Pontal do Atalaia
❤ Entrada: R$10 por pessoa, para acessar a praia do Pontal do Atalaia


Casal de frente para a parede de rochas da gruta

Até a próxima aventura!
Ellen ❤ Maicon

Tags:  Arraial do Cabo  |  RJ  |  Praia

Se você gostou desse post ou ficou com alguma dúvida, deixe seu comentário abaixo!


- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -  - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

A praia do Pontal do Atalaia é provavelmente a mais conhecida da cidade de Arraial do Cabo, no Rio de Janeiro. As Prainhas (como são cha...

12 comentários:

  1. lugar lindo demais! arraial do cabo é uma das praias mais lindas que ja fui na vida! fui ha uns anos atras e quero mt voltar

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  2. Esse lugar é perfeito para passear que lindo o lugar, a Gruta do Amor é maravilhosa, Arraial do cabo é um lugar incrível gostei muito de conhecer um pouco do lugar bjs.

    ResponderExcluir
  3. Menina, que lenda mais linda! É que perfeitas ficaram as tuas fotos. Adorei. Meus pais estiveram em Arraial do Cabo ano passado, mas não conheceram este local. Que pena!

    ResponderExcluir
  4. Que lugar lindo, já fiquei com vontade de conhecer a gruta!

    ResponderExcluir
  5. Muito linda a Gruta do Amor, parece cenário de filme! Quando passar por Arraial do Cabo vou visitar. Obrigada pela dica!

    ResponderExcluir
  6. Quero muito conhecer arraial do cabo. Que legal a gruta do amor, um ótimo lugar para se visitar! Lindas fotos.

    ResponderExcluir
  7. Nossa que sonho de lugar esse, ja quero ir e logo ainda

    ResponderExcluir
  8. Que lugar maravilhoso! Estou planejando uma viagem para o Rio com meu namorado ainda esse ano e com certeza irei incluir essa gruta na minha rota <3

    ResponderExcluir
  9. Moro no rio mas você acredita que não conheço a praia? Já ouvi falar mas ver fotos em um post foi bem melhor para conhecer o local "mais de pertinho"
    O prço achei super acessivel pelo lugar se maravilhoso como mostra as fotos. Adorei sabem e ve pelo seu post de como é lá!
    Bjs,
    https://keilycesporkeilaluciablog.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Que lindo esse lugar! Deve ser uma delicia para passar o dia.
    Acho que já posso incluir na minha lista de lugares a conhecer!

    ResponderExcluir
  11. Arraial do Cabo é lindo! Só nao gosto de ir em alta temporada, por ser uma cidade pequena entao ela nao suporta a quantidade de pessoas

    ResponderExcluir
  12. Eu moro no RJ e sempre que tenho uma oportunidade vou para arraila do cabo passear e mergulhar e as vezes vou até essa gruta. Amo muito arraial.

    ResponderExcluir