Cascata do Chuvisqueiro e Cascata das Três Quedas

fevereiro 16, 2019 Maicon Ritter 13 Comments

Casal na frente da Cascata do Chuvisqueiro

A região de Rolante e Riozinho, no Rio Grande do Sul, abriga várias cascatas e trilhas bem legais para visitar e se aventurar. Conhecemos a Cascata do Chuvisqueiro e a Cascata das Três Quedas no mesmo dia em que fomos conhecer a Cascata das Andorinhas. As cascatas ficam a aproximadamente 15 minutos de carro uma da outra – confira aqui o post da Cascata das Andorinhas e veja os detalhes de como chegar, além de pegar umas dicas muito bacanas da visita. Vale muito a pena fazer esse roteiro no mesmo dia por conta da distância curta entre as 3 cascatas, sem contar que cada uma tem a sua beleza natural e única.

Ellen sentada em frente a Cascata do Chuvisqueiro

Cascata do Chuvisqueiro

Essa gigante queda d’água, com os seus quase 80 metros de altura, é a responsável pelo nome dado a cascata. Um enorme chuvisqueiro é formado pela força da água batendo em seu final, proporcionando um visual único e de tirar o fôlego dos aventureiros! No dia anterior ao nosso passeio das cascatas, havia chovido muito, e por esse motivo as águas e as quedas da região estavam mais fortes do que o normal, assim, foi impossível não nos molharmos ao nos aproximarmos da cascata.

Para acessar a cascata é preciso pagar uma entrada ($10 por pessoa em 2018) e, se quiser estacionar o carro dentro do camping, tem que pagar pelo veículo também. Nós deixamos o carro na beira da estrada mesmo e entramos a pé (não deu nem 10 minutos de caminhada!), já que fomos lá só para conhecer e explorar. O local é muito limpo e organizado, e conta também com churrasqueiras, bancos para sentar, muita sombra e um salva-vidas particular que fica por lá durante o dia. Também é possível acampar! No local tem uma área reservada especialmente para camping (o Camping Cascata do Chuvisqueiro), também cobrado a parte.

Fotos da Cascata do Chuvisqueiro em Riozinho

A Cascata é própria para banho, então em dias quentes, aproveite e vá com roupa apropriada para se molhar e nadar! Além disso, também é possível praticar rapel pelo paredão de pedras da cascata. Quando fomos, vimos muitos aventureiros descerem pendurados pelas cordas, e se molhando muito, até chegar nas pedras na base da cachoeira. Eu, particularmente, fiquei com muita vontade de fazer esse rapel! Quem sabe na próxima?! É um local completo se tratando de lazer e natureza!

Talvez o único ponto negativo dessa área da cascata seja a falta de banheiros por perto. Fora isso, ela é excelente em todos os aspectos: bonita, calmante e própria para banho.


Casal em frente a Cascata das Três Quedas

Cascata das Três Quedas

Descobrimos que existe uma outra cascata ali pertinho, chamada de Cascata das Três Quedas, que pode ser facilmente encontrada através de duas opções de trilhas. Pedimos informação lá na portaria mesmo para tentar encontrar essa trilha, e foi é bem tranquilo. Basta atravessar pelo meio da área de camping, costeando o rio, e logo visualiza a trilha e as placas indicando o caminho para essa outra cascata. Um pouco a diante a trilha se divide em 2 partes: a fácil e a difícil (haviam placas informando isso). Obviamente, e como estávamos meio cansados, seguimos pela fácil para garantir!

Foto das placas das trilhas da Cascata

Depois de uns 15 minutinhos de caminhada chegamos a Cascata das Três Quedas. Ela leva esse nome pois são literalmente três quedas d´água, uma em cima da outra, formando uma “escadinha” de cachoeiras. O local é um paraíso em meio a mata, mas não é recomendado tomar banho lá. Isso porque não existe nenhuma segurança e a água pode ser forte dependendo do dia (deixe o banho para o Chuvisqueiro). Mas aproveitamos essa beleza para fazer um ótimo piquenique sentados nas pedras!

Por não ser a cascata principal da região, ela não é muito visitada. A Três Quedas estava bem vazia, e enquanto estivemos por lá, pouca gente apareceu. Se você quer descanso e uma vista linda, aposte nela!

A trilha fácil, que foi a que fizemos, leva a base da Cascata, e do chão só é possível enxergar duas das três quedas. Já a trilha difícil dá acesso ao topo da cascata, o que permite a visão mais completa dela.

Cascata do Chuvisqueiro em Riozinho

Como chegar

Partindo da Cascata das Andorinhas (nosso ponto de partida!), passe pelo meio do vilarejo chamado Mascarada Erdero Edinando de Oliveira e cruze uma pequena ponte de concreto. Logo após cruzar a ponte vire à esquerda e siga pela estrada de terra. A partir dali haverão placas indicando o caminho até a cascata do chuvisqueiro. É muito fácil e leva cerca 15 minutos para chegar.

Ponte que leva as cascatas
Essa é a ponte que tem que ser atravessada de carro. Como havia chovido bastante, ela estava parcialmente imersa na água

Nossa dica | Recomendamos fortemente a Cascata do Chuvisqueiro para quem busca descanso e lazer, tanto sozinho quanto em família, não importando a idade. É um lugar mágico e encantador. Se possível, faça no mesmo dia a trilha da Cascata das Andorinhas e também a Cascata das Três Quedas, que são próximas umas das outras. Amamos conhecer todos esses lugares no mesmo dia e estamos ansiosos para voltar e, quem sabe, acampar lá! Que tal?

Casal sentado em frente ao Chuvisqueiro


Resumo das informações:

❤ Onde: Riozinho/RS
❤ Entrada: R$10 por pessoa
❤ Distância do centro da cidade: cerca de 15km
❤ Mapa do centro de Riozinho até a Cascata
❤ Mapa da Cascata das Andorinhas até a Cascata do Chuviqueiro/Três Quedas


Cascata do Chuvisqueiro em Riozinho

Até a próxima aventura!
Maicon ❤ Ellen

Tags:  RS  |  Viagem de 1 dia  |  Cascatas e cachoeiras

Se você gostou desse post ou ficou com alguma dúvida, deixe seu comentário abaixo!


- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -  - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

A região de Rolante e Riozinho, no Rio Grande do Sul, abriga várias cascatas e trilhas bem legais para visitar e se aventurar. Conhece...

13 comentários:

  1. Que lugar lindo! Rio Grande do Sul é um lugar que quero muito conhecer! Seu post está super completo...parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Que lugar encantador é esse? Jesus! Que cascata linda, desejaria contemplar de perto.

    ResponderExcluir
  3. nossa que lugar mais incrivel! amei essa dica, to querendo mesmo conhecer mais lugares lindos assim e ter mais contato com a natureza

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  4. Esse lugar é encantador que lindo, que cascata incrível, esse lugar é maravilhoso para ir acompanhado com a família ou a dois, curti muito as fotos que vontade de conhecer bjs.

    ResponderExcluir
  5. Nossa deve ser uma delícia um lugar que acalma como esse

    ResponderExcluir
  6. Essas imagens são de encher os olhos e alimentar a alma com tudo de bom.
    Os lugares são lindo e o mais bacana preservados, já que Chuvisqueiro é próprio pra banho.
    Adorei conhecer esse lugares pelos olhos de vocês.

    Beijinhos,
    Aline Magalhães
    Alineland

    ResponderExcluir
  7. A única cascata que já vi na vida é no interior de SP e mesmo assim estava tão suja que não via a hora de sair correndo dali, rs...

    ResponderExcluir
  8. Eu amo os posts do seu blog, com dicas de lugares maravilhosos assim. As fotos sao super convidativas para conhecer o lugar! Amo passeios assim com muita natureza.

    ResponderExcluir
  9. Que lindas essas cascatas. Adoro essas piscinas naturais. Piscininha amor <3

    ResponderExcluir
  10. Amo cascatas e cachoeiras <3 Achei lindo esse lugar, fiquei afim de conhecer!

    ResponderExcluir
  11. Que lindas essas cascatas. Amo a natureza e essas fotos ficaram incríveis. Amei e adoraria conhecer.

    ResponderExcluir
  12. uauu! Que lugar incrivel
    Deus é perfeito!

    ResponderExcluir
  13. Nossa o visual é incrível demais
    Achei bem em conta o preço pra entrar

    ResponderExcluir