Arraial do Cabo em 1 dia

janeiro 19, 2019 Ellen Machado 8 Comments

Casal no mirante da Praia do Forno

Arraial do Cabo, a 165km do Rio de Janeiro, é conhecida por muitos com a Caribe Brasileira. Não é pra menos! As praias de Arraial são paradisíacas, com paisagens incríveis e um mar azul cristalino de dar inveja a outras praias. Nós visitamos a cidade em dezembro de 2017 em apenas um dia, e sim, é possível aproveitar bastante e conhecer as praias mais lindas que Arraial tem a oferecer.

Casal na escadaria do Pontal do Atalaia

Como nosso tempo era curto e não queríamos fazer um passeio vapt-vupt em todas as praias - queríamos curtir e relaxar - resolvemos focar e conhecer apenas duas das praias de Arraial: Pontal do Atalaia e Praia do Forno. Não podíamos ter acertado mais nas nossas escolhas! Dividimos o dia entre as duas, mas poderíamos ter colocado mais uma praia no finzinho do dia que também daria certo.

Uma opção para quem deseja conhecer mais praias durante um único dia é fazer um passeio de barco. Os passeios contratados normalmente visitam 5 praias ao longo de umas 7h. São paradas rápidas, mas assim tem como conhecer tudo por lá! Não fizemos esse passeio porq infelizmente não nos damos bem com barcos, por isso nossa aventura se deu de carro e a pé.

Vamos lá?

Pontal do Atalaia, Arraial do Cabo

Prainhas do Pontal do Atalaia

Pontal do Atalaia é provavelmente a praia mais famosa e concorrida de Arraial do Cabo. Areia branquinha, muito verde ao redor - vários cactus! - mar azul e de água cristalina, Pontal é famosa não só por sua beleza natural, mas por sua escadaria. Sim! Para chegar na praia é preciso descer uma escada com muitos, mas muitos degraus. A altura da escadaria assusta, mas a vista que se tem descendo compensa muito. Tanto na descida, quanto na subida, faça pequenas pausas, aproveite a paisagem ao redor e tire muitas fotos.

A faixa de areia não é muito grande, e dependendo do dia e da maré, ela nem existe! Por conta disso, a praia se torna pequena e enche bastante na alta temporada. Para escapar um pouco da multidão, nós fomos para o lado direito da praia, visitamos a Gruta do Amor (que segundo os moradores tem poderes de tornar o amor eterno) e nos acampamos por ali. Sossego, mar azul e sombra fresca, a combinação perfeita!

Pontal do Atalaia, Arraial do Cabo

A praia não possui banheiros e nem restaurantes, apenas quiosques, que servem petiscos, lanches rápidos e bebidas. Além disso, os próprios quiosques alugam cadeiras e guarda-sol, mas prepare o bolso ou traga de casa, nada é barato por lá. Nós passamos no mercado antes e levamos nosso próprio lanche, com sanduíches, frutas, aperitivos e muita água. Valeu a pena!

Pontal do Atalaia é linda de todos os ângulos. O azul do mar encanta os olhos, o verde da vegetação traz muita calma e a areia branquinha é muito convidativa.

Gif da praia de Pontal do Atalaia

Como chegar | O acesso as prainhas do Pontal do Atalaia se dá pela portaria do Condomínio Pontal do Atalaia. De carro são cerca de 4km de lombas e subidas em paralelepípedo até chegar na grande escadaria. A entrada é paga. Caso vá de carro, uber ou táxi (que foi nosso caso), a taxa é de R$10 a R$20 por veículo, e há um limite de 300 veículos por dia. Indo a pé, existe uma jardineira que leva até lá, e normalmente é no no valor de R$10 a R$20 por pessoa. Os preços veriam de acordo com a data visitada e não é possível fazer a subida a pé. Outra opção para acessar a praia é através de barcos.

Praia do Forno, Arraial do Cabo

Praia do Forno

A Praia do Forno, na nossa opinião é a mais bonita, simplesmente perfeita! É uma praia pequena e bem isolada do mundo, pois seu acesso só acontece através de uma trilha, de 20 minutos feita a pé, ou de barco. Durante a trilha é possível já ver o mar e se apaixonar! Nossos olhos brilhavam em cada mirante que parávamos. Aquele vista é dos sonhos, e chegando na praia, o sonho continua.

Zero ondas e um mar transparente, que vai do verde até se transformar em azul. Não é um mar fundo, caminhamos muitos metros mar adentro até conseguir uma água na cintura. A água límpida, cheia de peixinhos e alguns animais marinhos, é meio geladinha, mas em poucos minutos nosso corpo se acostuma e tudo vira alegria.

Praia do Forno, Arraial do Cabo

Possui bastante barraquinhas, quiosques e vendedores ambulantes. O preço, pelo menos dos ambulantes, estava em conta. Compramos milho por R$5 e estava maravilhoso.

A praia é super tranquila e bem família. Apesar de um pouco cheia, tem espaço pra todo mundo. Nos sentamos ao lado direito da praia, onde tem umas pedras e a visão da praia toda. Aproveitamos até o sol começar a sumir, confesso que não queríamos ir embora, mas, por ser rodeada com paredões rochosos, o sol se esconde cedo (no horário de verão eram 17h e ele já estava sumindo).

Como chegar | Para chegar na Praia do Forno é preciso percorrer uma trilha de 20 minutinhos, que começa no lado esquerdo da Praia dos Anjos. É bem sinalizada, asfaltada com paralelepípedo e bem fácil de fazer. Outra opção para acessar a praia é através de barcos.

Escadaria Pontal do Atalaia

Arraial do Cabo

Bem no fim do dia aproveitamos para caminhar pela cidade. Saímos da Praia do Forno e fomos em direção a rodoviária a pé, aproveitando a cidade, entrando em lojinhas e comendo açaí (muito bom por sinal).

Apesar do pouco tempo, foi um passeio lindo e muito bem aproveitado. Visitamos as praias e ainda conhecemos um pouco - não toda - da cidade. Arraial do Cabo agora está nos nossos corações, e é um destino que queremos voltar em breve, provavelmente em baixa temporada, para férias de mais dias.

Como chegar em Arraial do Cabo saindo do Rio de Janeiro

De ônibus | Nosso passeio de um dia foi um bate-volta partindo da cidade do Rio de Janeiro. Fomos de ônibus, mas hoje eu percebo que ter alugado um carro poderia ter valido mais a pena (fica a dica para quem está em casal ou grupo!). Pegamos um ônibus convencional com ar (R$75 por pessoa) da Viação 1001 na rodoviária do Rio de Janeiro de manhã cedinho, e o percurso até Arraial durou cerca de 3h. Para a volta, mesmo esquema. Pegamos o ônibus na rodoviária de Arraial do Cabo e voltamos para o Rio. Compramos as passagens online, para evitar filas e garantir nosso ônibus.

De carro | O trajeto começa após a travessia da Ponte Rio Niterói, acessando a BR 101 e depois a RJ-124 (possui pedágio). De carro, o percurso demora menos de 2h30.

Mar de Pontal do Atalaia, Arraial do Cabo

Até a próxima aventura!
Ellen ❤ Maicon

Tags:  Arraial do Cabo  |  RJ  |  Praia

Se você gostou desse post ou ficou com alguma dúvida, deixe seu comentário abaixo!

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -  - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -