Cascata das Andorinhas - Um Paraíso Secreto

dezembro 27, 2018 Maicon Ritter 12 Comments

Casal se beijando em frente a cascata

Quando falamos que a Cascata das Andorinhas é um paraíso secreto, é porque ela realmente é secreta, ficando escondida no meio da mata nativa do Rio Grande do Sul. O caminho até lá é feito exclusivamente através de uma trilha que só pode ser realizada a pé - mas não se preocupe, vamos detalhar o trajeto certinho neste post.

A cascata das Andorinhas fica localizada entre as cidades de Rolante e Riozinho, no Vale do Paranhana (Rio Grande do Sul), e é uma atração muito conhecida pelos aventureiros dessa região especificamente. A queda d´água não é muito grande - não mais que 15 metros de altura - mas o que faz daquele lugar um encanto são as paredes rochosas que entornam a cascata e seu rio. Ficamos literalmente em um enorme corredor de pedras e águas rasas, como se fosse uma gigante caverna habitada pelas graciosas andorinhas – e por isso o nome da cascata.

Duas fotos, uma com a cascata e outra com os raios de sol

O que dá ainda mais beleza ao lugar são os raios de sol que entram acima da cascata, através das árvores e pedras do topo. Definitivamente, o espetáculo que une os raios de luz e a queda d’água são uma paisagem de tirar o fôlego e encantar os olhos dos turistas. Antes de irmos, pesquisamos sobre esse fenômeno e vimos que só acontece nos horários próximos ao meio dia. Então se quiser contemplar essa beleza, vá nesse período do dia! Vale muito, muito a pena!

Para quem vai se aventurar, deixamos uma dica importante: você vai molhar os pés (até mesmo os joelhos, dependendo da intensidade do rio) para chegar nessa cascata. Mas mesmo assim vá de tênis, afinal, no decorrer do caminho terão muitas pedras soltas que podem machucar um pé desprotegido. Fora isso, a trilha é muito tranquila. Agora, vamos aos detalhes de como chegar a essa beleza escondida!

Paredes rochosas da cascata


Como chegar

Rolante fica a 110 quilômetros de Porto Alegre, e seu principal acesso é pela RS-239. Saímos da capital por volta das 09h30 da manhã e chegamos na cidade ás 11h. Pegamos um dia muito bonito e ensolarado para fazer o passeio. Chegando em Rolante, permaneça na rodovia, que logo virará a Avenida Emílio Schimitd e passe pelo centro da cidade. Atenção: Preste atenção para virar à direita quando chegar na rotatória em frente à Igreja da cidade (Terão placas indicando o caminho para Riozinho).

Siga por mais 8 quilômetros e você chegará à uma rotatória que, à direita leva para uma ponte que atravessa o rio, e à esquerda leva a uma estrada de terra. Atenção: Vire à esquerda! Vá pela a estrada de terra. Terá uma placa indicando que por ali se chega na Cascata das Andorinhas. Serão mais cerca de 10km até chegar a uma ponte de madeira, bem pequena, que atravessa um riacho. Neste ponto deixe o carro e prossiga a pé.

Ellen atravessando o rio

Mochila nas costas e #partiu trilha! Após alguns minutos de caminhada, a trilha apresenta uma bifurcação. Atenção: Pegue o caminho para a esquerda. Tenha como base ir sempre costeando o rio. Logo chegará ao primeiro ponto de travessia do rio. Para nós, foi bem tranquilo atravessar e a água não passou dos nossos joelhos.

A segunda parte - pós rio - é um pouquinho mais difícil, mas nada impossível. O trajeto se dá em meio a barrancos lameados e com pedregulhos. São uns 20 minutos de trilha, mais uma travessia tranquila de rio, e você chegará na cascata!

Maicon na frente da cascata


O nosso passeio

Chegamos na cascata por volta do meio dia, e ficamos hipnotizados pela beleza única do lugar! Havia chovido (bastante) no dia anterior, e por isso, a água estava bem mais forte do que o comum, a cascata formava uma queda d’água forte, intensa e gelada. Nos ensopamos ao chegar muito perto da queda d’água, mas isso não foi nenhum problema.

Ficamos aproximadamente 2 horas por lá. Tiramos fotos, fizemos nosso piquenique e relaxamos ao som da água e da natureza. Haviam poucas pessoas lá naquele dia, e assim conseguimos aproveitar muito esse paraíso. Muitas pessoas desconhecem esse lugar e também, por conta do acesso mais escondido, não é muito visitado.

Recomendamos fortemente esse passeio para todo mundo. É uma ótima oportunidade de sair da rotina, se conectar com a natureza e deslumbrar-se com uma paisagem única. Levem comida e água, e tirem muitas fotos! E se estiver bastante calor pode rolar até um banho de cascata – mas lembre-se de tomar muito cuidado!

Ellen na frente da cascata

Dica extra | No mesmo dia é possível conhecer outras duas cascatas da região: a Cascata do Chuvisqueiro e a Cascata das Três Quedas. Vale muito a pena conhecer as três por suas proximidades, mas isso é assunto para um próximo post.

Resumo das informações:

❤ Onde: Rolante/RS
❤ Entrada: Gratuita
❤ Distância do centro da cidade: cerca de 18km
❤ Trilha: Fácil, porém requer cuidado e atenção. Possui duas travessias dentro do rio.
❤ Mapa do centro da cidade até o início da trilha

Cascata das Andorinhas


Até a próxima aventura!
Maicon ❤ Ellen

Tags:  RS  |  Viagem de 1 dia  |  Cascatas e cachoeiras

Se você gostou desse post ou ficou com alguma dúvida, deixe seu comentário abaixo!


- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -  - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Quando falamos que a Cascata das Andorinhas é um paraíso secreto, é porque ela realmente é secreta, ficando escondida no meio da mata ...

12 comentários:

  1. Realmente é mesmo um paraiso! Muito lindo!!
    As fotografias ficaram lindas !
    Quero muito conhecer
    beijinhos

    Rafaela Borges || InstaGram || KnightLaand

    ResponderExcluir
  2. UAU que lugar MARAVILHOSO! nunca tinha ouvido falar nesse paraíso e com certeza quero conhecer!

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  3. Uaaaaal!! Gnt, q lugar incrível, ñ deve dar vontade de sair nunca e tirar milhões de fotos!!
    Parece até montagem, muito lindo!!
    Tô seguindo o blog, beijinho!

    https://blogmicheleoliveira.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Nossa que lugar lindo e maravilhoso, ameiiii. Ficou muito linda as fotos. arrasaram, beijinhos

    ResponderExcluir
  5. uau que paraíso é esse
    ameiii , as fotos ficaram maravilhosas
    como a natureza é bela
    bjs

    ResponderExcluir
  6. Que lindo lugar!!! Só de ler se post e ver as fotos me deu uma tranquilidade e que lugar incrível!!!
    Bjs,

    https://keilycesporkeilaluciablog.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Nossa que lugar incrível, já morei no RS mas não cheguei a conhecer muitas cidades de lá. É realmente um paraíso e o melhor é que é gratuito!

    ResponderExcluir
  8. Que incrivel esse lugar, pra quem ama trilha pe uma aventura e tanto, fora que rende lindas fotos!

    ResponderExcluir
  9. Trilhar ET uma delícia e descobrir um lugar destes e ainda melhor e que lugar de tirar o fôlego.Fiquei estasiada só de olhar suas fotos.

    ResponderExcluir
  10. Cenário digno de filmes, suas fotos ficaram incríveis!

    ResponderExcluir
  11. Que lugar mais lindo Brasil, quero conhecer, top

    ResponderExcluir