Desfile Temático - Oktoberfest Santa Cruz

outubro 20, 2018 Ellen Machado 0 Comments

Casal na rua do Marechal Floriano

O Desfile Temático da Oktoberfest de Santa Cruz do Sul acontece nos domingos da festa, na Rua Marechal Floriano, o famoso Túnel Verde da cidade. Nós aproveitamos que fomos na Oktober no sábado e prolongamos nossa estadia na cidade até domingo, para poder acompanhar o grande desfile. Fizemos o pacote completo da experiência germânica!

Como estava marcado para começar as 10h30 e tinha uma expectativa de público de 40 mil pessoas (ou seja, ficar lotado!), decidimos ir bem cedinho para garantir um bom lugar. Chegamos no Túnel Verde as 09h e paramos para tirar algumas fotos, afinal, a rua estava bloqueada para acesso de carros e portanto estava vazia, possibilitando a famosa foto no meio da rua! Fotos tiradas e café na mão, fomos em busca de onde sentar.

Rua Túnel Verde com decoração Oktoberfest

A grande maioria das pessoas (imaginamos que sejam os moradores de Santa Cruz) leva cadeira de praia e as posiciona no meio fio das calçadas. Como não tínhamos muito conhecimento sobre o desfile, não levamos cadeiras. Para quem, assim como nós, não for preparado a esse ponto, não se preocupe: ao longo da rua têm bancos de madeira espalhados atrás dos muros baixos de flores. Mas atenção: se você quer sentar, chegue cedo, caso contrário, ficará de pé, e possivelmente atrás de algumas pessoas. Nos acomodamos bem em frente a praça Getúlio Vargas, praticamente em um camarote, e aguardamos ansiosos o início.

Pontualmente as 10h30, a Banda Marcial da Escola de Santa Cruz abriu o desfile. Desfilaram mais de 3 mil figurantes, 20 bandinhas típicas e 10 carros alegóricos. Durante as quase duas horas de desfile, nós conhecemos a história da cidade, grupos folclóricos, entidades sociais e as empresas locais, que eram representadas por seus funcionários vestindo trajes típicos alemães, sempre regados a muito chopp e simpatia. O chopp, aliás, vinha de carro logo atrás de cada grupo que passava, enchendo o caneco de todos os que desfilavam!

Banda Marcial de Santa Cruz

Banda Munich

O carro que mais encheu nossos olhos foi a alegoria onde estavam presentes o Fritz, a Frida, e seus filhos, Max e Milli. O carro deles retratava a importância da família para a construção de uma vida mais feliz. Sua cores vivas mostravam a Alemanha e era um dos carros mais bem elaborados do desfile.

Um carro muito bonito também foi um com a miniatura da Catedral São João Batista, famosa na cidade de Santa Cruz do Sul pelo seu estilo neogótico. Outro carro bastante importante é o carro das Soberanas da Oktoberfest, trazendo a rainha e as duas princesas da festa. E atrás dele desfilaram antigas soberanas, muitas delas junto aos seus filhos.

Carro alegórico com Fritz, Frida, Max e Milli

As soberanas da Oktoberfest

E não só de carros alegóricos o desfile é feito! Várias empresas e entidades colocaram seus funcionários para desfilar e espalhar alegria pelas quadras do Túnel Verde. Famílias, idosos, bebês e até doguinhos fizeram a festa junto ao público visitante.

Uma das apresentações que mais chamou a atenção foi a das bicicletas decoradas com tema alemão. Mini bicicleta, bicicleta gigante, bicicleta de casal e até bicicleta que parecia um trenzinho. Muito, mas muito criativas e inusitadas!

Bicicletas no desfile

As danças folclóricas apresentadas pelos grupos foram um show a parte. Os grupos paravam em frentes a determinados pontos da rua e faziam uma mini apresentação de dança. Foi muito bonito de ver a sintonia dos grupos e casais dançando, tudo ensaiadinho e em harmonia.

Casal dançando

Alguns grupos e carros passavam distribuindo brindes. Nós ganhamos um porta latas da Mor e um pacote de bolacha recheada da Germani Alimentos. Além disso, crianças que desfilavam distribuíam balas - normalmente para crianças da plateia -, mas nós ganhamos algumas também (tinha uma menininha do nosso lado que deve ter ganho umas cem balas ao longo do desfile!).

Encerrando o desfile, veio o carro das Cucas distribuindo pedaços de cucas e o Bierwagen (carro do Chope), enchendo os canecos do público visitante. Descobrimos que esses dois carros são uma tradição do desfile, e são muito esperados por todos.

Barril de chopp gigante no meio do desfile

Valeu muito a pena termos ficado na cidade até o desfile! Recomendamos fortemente que quem tiver a oportunidade aprecie esse espetáculo gratuito da cidade.

Resumo das informações:

❤ Onde: Santa Cruz do Sul/RS
❤ Endereço: Rua Marechal Floriano
❤ Quando ir: durante a Oktoberfest
❤ Site oficial: http://oktoberfestsantacruz.com.br/

Fotos do desfile temático de Santa Cruz do Sul


Até a próxima aventura!
Ellen ❤ Maicon

Tags:  Santa Cruz do Sul  |  RS  |  Oktoberfest


Você também vai gostar de ler:
34ª Oktoberfest de Santa Cruz do Sul


Se você gostou desse post ou ficou com alguma dúvida, deixe seu comentário abaixo!




O Desfile Temático da Oktoberfest de Santa Cruz do Sul acontece nos domingos da festa, na Rua Marechal Floriano, o famoso Túnel Verde d...

0 comentários: